quarta-feira, 24 de junho de 2009

ESTATUTO INTERNO , RELAÇÃO DE PROFESSORES E O HINO DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA


O CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA,  FOI CRIADA COM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO INDIVIDUO.

NESTAS PROPOSTAS FORAM CRIADOS VÁRIOS PROJETOS SÓCIO- CULTURAIS, ESPORTIVOS E EDUCACIONAIS COMO: O PROJETO CAPOEIRA NA ESCOLA E O PROJETO CURUMIM, QUE TEM COMO OBJETIVO MAIOR, O RESGATE DE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO. TÔ LIMPO NA CAPOEIRA QUE VISA TRABALHOS DE RESSOCIALIZAÇÃO DO INDIVIDUO USUÁRIO DE DROGAS E ALCOOLISMO.
   


TENDO REPRESENTANTES NO BRASIL E NA COLÔMBIA, PRETENDEMOS ESTENDER NOSSO TRABALHO EM VÁRIOS ESTADOS E PAÍSES, COM O OBJETIVO DE FORTALECER A NOSSA ARTE CAPOEIRA.






O CENTRO DE CULTURA E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.  É UMA ENTIDADE LEGALMENTE REGISTRADA.
    Nº DE REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA 18806.


SEDIADA NO ENDEREÇO :  1ª TRAVESSA: VENCESLAU BRÁS, CASA - 22 - A, BAIRRO: DIAMANTE - CENTRO DE SÃO LUIS. CEP:65020-640.
FONE: 098 - 98862 2162  OU  EMAIL: mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br  /  mestremilitar@hotmail.com


TENDO COMO FUNDADOR, PRESIDENTE E DIREÇÃO GERAL: CARLOS ADALBERTO  ( MESTRE MILITAR ).




ART:1º O CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA É UMA ENTIDADE COM FINALIDADE LIGADA A EDUCAÇÃO, AO SOCIAL  A CULTURAL E AO ESPORTE.   VISANDO A MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA. NOSSA ASSOCIAÇÃO  É CONSTITUÍDA DE NÚMEROS ILIMITADO DE SÓCIOS, SEM DISTINÇÃO DE COR, SEXO, PROFISSÃO, ESTADO FÍSICO,  CREDO RELIGIOSO OU POLITICO.  QUE PASSA A SER REGIDA PELO PRESENTE ESTATUTO.


ART:2º O CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA, COM SEDE E FÓRUM NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS DO MARANHÃO, GOZA DE AMPLA AUTONOMIA POLÍTICA E ADMINISTRATIVA, AS QUAIS EXERCER-SE-ÃO NA FORMA DA LEI E DESSE ESTATUTO.

PARÁGRAFO ÚNICO: E VEDADA A PARTICIPAÇÃO DESTA ASSOCIAÇÃO EM QUAL QUER ATIVIDADE OU ATO QUE ESTEJAM EM DESACORDO COM SEUS INTUITOS.


ART:3º CONSTITUEM OBJETIVOS PRECÍPUOS DA ASSOCIAÇÃO:

A) IDEALIZAR E CONCRETIZAR PROJETOS QUE VISEM PROPORCIONAR A REEDUCAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS COM A CAPOEIRA.

B) IMPLANTAR ESTA FORMA DE EDUCAÇÃO EM TODAS AS COMUNIDADES CARENTES, ASSOCIAÇÕES, UNIÕES DE MORADORES, ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS LEVANDO UMA FORMA DIFERENTE DE EDUCAR COM A CULTURA E ESPORTE GENUINAMENTE BRASILEIRO.

C) DESENVOLVER COLETIVAMENTE ATIVIDADES QUE VISEM A PROMOÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO CULTURAL DOS ASSOCIADOS, PARA QUE MELHOR POSSAM DESEMPENHAR SUAS OBRIGAÇÕES COMUNITÁRIAS.

D) REPRESENTAR OS ASSOCIADOS, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE, PERANTE AUTORIDADES ADMINISTRATIVAS, JUDICIÁRIAS E QUAISQUER ÓRGÃOS E PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO.



ESTATUTO INTERNO DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA


 ESTE ESTATUTO VISA A SOCIALIZAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS INICIANTES, GRADUADOS E PROFESSORES ATRAVÉS DE DEVERES E OBRIGAÇÕES QUE AQUI ESTÃO EXPRESSOS EM SEUS ARTIGOS.



ESTES SÃO OS DEVERES E OBRIGAÇÕES QUE O ALUNO DEVERÁ FAZER CUMPRIR PARA MANTER A MORAL E OS BONS COSTUMES DENTRO E FORA DA ACADEMIA.


1 – DEVERES:


ART: 01 - ACATAR AS ORDENS DADAS PELOS SEUS GRADUADOS, MONITORES, INSTRUTORES, PROFESSORES E MESTRES. RESPONSABILIZAR-SE PELOS INSTRUMENTOS, ASSIM COMO TAMBÉM PELA HIGIENE DO SEU UNIFORME E ESPAÇO DE TREINO.
ESTAR DEVIDAMENTE UNIFORMIZADO NAS RODAS, TREINOS OU APRESENTAÇÕES COM CAMISA E ABADÁ DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.

ART: 02 – RESPEITAR SEUS GRADUADOS, MONITORES, INSTRUTORES, PROFESSORES E MESTRES. ZELAR PELA HARMONIA ENTRE OS COLEGAS NA ACADEMIA E FORA DELA.  DIRIGINDO -SE A SEUS PARES, GRADUADOS, PROFESSORES E MESTRE. COM RESPEITO AS SUAS GRADUAÇÕES E A PESSOA.

ART: 03 – ZELAR PELA INTEGRIDADE FÍSICA DE SEU PARCEIRO, NUNCA USAR UTENSÍLIOS CORTANTES OU PERFURANTES NOS TREINOS OU RODAS, ASSIM COMO: RELÓGIOS, CORDÕES, UNHAS GRANDES, PULSEIRAS E ETC.

ART: 04 – NUNCA DEIXAR QUE PESSOAS ALCOOLIZADAS OU TOMADAS POR ALGUM TIPO DE SUBSTANCIA TÓXICA PARTICIPEM ATIVAMENTE DOS TREINOS OU RODAS.

ART: 05 - TODOS GRADUADOS, PROFESSORES, MESTRANDOS OU MESTRE. TEM AUTONOMIA PARA CONDUZIR SEU TRABALHO SEM A INFLUENCIA DE QUAL QUER OUTRO MAIS  GRADUADO DE SUA CIDADE, ESTADO OU PAIS.  O MESMO SÓ TERÁ  QUE DÁ SATISFAÇÕES, REPORTAR-SE OU DIRIGIR-SE.  APENAS A DIRETORIA GERAL DO GRUPO. ( MESTRE MILITAR OU A OS MESTRANDOS E MESTRE QUE COMPÕEM A DIREÇÃO DO GRUPO OU PARA A SUA SUPERVISÃO ).

ART: 06 - NÃO É PERMITIDO A DESCARACTERIZAÇÃO DO UNIFORME OFICIAL DO GRUPO DE USO PARA TREINO OU RODAS.

ART: 07 - INFORMAR POR MEIO DE LIGAÇÃO / REDE SOCIAL INTERNA DO GRUPO OU POR QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO, 30 MINUTOS A 1 HORA DE ANTECEDÊNCIA O NÃO COMPARECIMENTO AOS TREINOS, RODAS E ENCONTROS MARCADOS PELO GRUPO OU SUPERIOR IMEDIATO, PARA QUE NÃO HAJA DESENCONTROS.



2 – OBRIGAÇÕES:


ART: 01 - RESPEITAR SEU MESTRE PROFESSORES E GRADUADOS, OBSERVAR AS DISCIPLINAS DURANTE OS TREINOS, NÃO PERDER DE VISTA OS MOVIMENTOS DO PARCEIRO, NÃO SE VIRAR DE COSTA PARA O PARCEIRO QUANDO ESTIVER NO JOGO.

ART: 02 – OBEDECER AS INSTRUÇÕES NA HORA DO TREINO, PRATICAR DIARIAMENTE OS MOVIMENTOS QUE ESTÁ APRENDENDO.

ART: 03 – OBEDECER O COMANDO DO BERIMBAU DURANTE A PRATICA DA CAPOEIRA.

ART: 04 - FICA NA RESPONSABILIDADE DE TODOS OS GRADUADOS E FILIADOS REPASSAR PARA A SEDE DO GRUPO A IMPORTÂNCIA DETERMINADA PELA DIRETORIA PARA MANUTENÇÃO DE SUAS FILIAÇÕES E REGISTROS.  ESSE VALOR   PODEM SER CORRIGIDA E ACRESCENTADO JURUS POR FALTA DE PONTUALIDADE.


ART: 05 – QUE FIQUEM CIENTES TODOS A QUEM FOI DADO AUTONOMIA PARA REALIZAR BATIZADOS,  QUE OS MESMO TERÃO QUE REPASSAR PARA A SEDE, 40%  DO VALOR DE CADA GRADUAÇÃO.



I.1 - TODO EVENTO COM ENTREGA DE CORDAS E TROCA DE CORDAS DEVERÃO SER REALIZADOS SOMENTE COM A PRESENÇA DO MESTRE OU MESTRANDOS DO GRUPO.


ART: 06 - FICA CIENTE A QUEM DE DIREITO QUE A FORMAÇÃO DA BATERIA DO GRUPO É :  03 - BERIMBAUS GUNGA-MÉDIO-VIOLA, 01 - ATABAQUE, (PODENDO O ATABAQUE SER RETIRADO EM ALGUMAS OCASIÕES) E 01- PANDEIRO.






OBS: I.1 - A FORMAÇÃO SE DÁ COM OS BERIMBAUS, ATABAQUE E PANDEIRO DO LADO ESQUERDO.

 I.2 - A GRADUAÇÃO, ASSIM COMO O ESCUDO DO GRUPO NO ABADÁ É USADO AO LADO ESQUERDO DO UNIFORME E BORDADO.

 I.3 - FICOU DECIDIDO EM ASSEMBLEIA GERAL, QUE O UNIFORME OFICIAL DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.                                        É CAMISA OU CAMISETA  BRANCA COM NOSSA LOGO PINTADA E ABADÁ BRANCO.

 FICANDO DECIDIDO TAMBÉM QUE NÃO SERÁ PERMITIDO AO INTEGRANTE DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA. USAR SUA GRADUAÇÃO, QUANDO O MESMO ESTIVER DE CALÇA DE PASSEIO.



PARAGRAFO 01


TODA E QUAL QUER ATITUDE CONTRARIA QUE O ALUNO DESTE GRUPO DE CAPOEIRA VIER A TOMAR ACARRETARÁ PRA ELE PUNIÇÕES QUE SERVIRÃO PARA REEDUCA-LO.
ESTAS PUNIÇÕES VÃO DESDE ADVERTÊNCIA AO DESLIGAMENTO TOTAL DO GRUPO.

DEIXANDO CLARO QUE ESTAS PUNIÇÕES PODERÃO SER APLICADA COM MAIS RIGOR PELO APLICANTE SE O FALTOSO TRATAR-SE DE ALUNOS GRADUADOS, MONITORES, INSTRUTORES, PROFESSORES, MESTRANDOS OU MESTRES.

Art: 1 – ADVERTÊNCIA VERBAL DE 01 Á 05 DIAS DE AFASTAMENTO DO TREINO. NO TERMINO DESTA PUNIÇÃO O ALUNO PERMANECERÁ NO COMPORTAMENTO BOM.

Art: 2 – ADVERTÊNCIA DE 05 Á 15 DIAS DE AFASTAMENTO DO TREINO. NO TERMINO DESTA PUNIÇÃO O ALUNO ESTARÁ NO COMPORTAMENTO REGULAR.

Art: 3 - ADVERTÊNCIA DE 15 Á 20 DIAS DE AFASTAMENTO DO TREINO. NO TERMINO DESTA PUNIÇÃO O ALUNO ESTARÁ NO COMPORTAMENTO MAU.

Art: 4 - DESLIGAMENTO TOTAL DO GRUPO. ESTA PUNIÇÃO SERÁ APLICADA QUANDO AO CHEGAR NO COMPORTAMENTO MAU O ALUNO NÃO DEMONSTRAR NEM UMA MELHORIA DE SEU COMPORTAMENTO.


I . 1 - O ALUNO QUE ESTIVER DE PUNIÇÃO NÃO SERÃO TIRADAS DELE AS RESPONSABILIDADES MENSAIS DA ACADEMIA COMO: O SEU COMPARECIMENTO EM REUNIÕES E PAGAMENTOS DE MENSALIDADES.

I . 2 - TODO ALUNO QUE ESTIVER DANDO AULA E FOR PUNIDO SERÁ SUBSTITUÍDO E Á SEU SUBSTITUTO SERÁ DIRECIONADO OS PAGAMENTOS DE MENSALIDADES DO NÚCLEO.


PARAGRAFO 02



DEVO LEMBRAR QUE ESTE ESTATUTO É SOMENTE PARA REEDUCAR E MANTER O RESPEITO E A ORDEM DENTRO E FORA DO RECINTO DE TREINO.



AGRADECE A DIRETORIA.



SÃO LUIS – MARANHÃO – BRASIL EM 20 DE MAIO DE 2000.

CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 0(98) 98862 – 2162  OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br


______________________________________________




RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA CAPOEIRA QUE SOMAM COM SEU TALENTO PARA O CRESCIMENTO E O FORTALECIMENTO DA CAPOEIRA, ATRAVÉS DO  CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.


VENHA FAZER PARTE DE NOSSA FAMÍLIA!!!!!



MESTRE MILITAR - MESTRE DE 2º- GRAU ( CORDA VERMELHA E BRANCA )- SÃO LUIS / MARANHÃO. 19 / 05 / 1971.












CARLOS ADALBERTO A. COSTA ( MESTRE MILITAR ) CRIADOR E FUNDADOR DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.


Iniciei na Capoeira em 1982 com 11 anos de idade com o Mestre Neguinho no Grupo de Capoeira Angolano na Escola de Dança Pró-Dança que era localizada na Rua 13 de maio no Centro. Onde treinei como bolsista por 4 anos. Por meus pais não gostarem da Capoeira, muitas vezes eu tinha que fugir de casa para participar de algumas rodas, nestas pequenas fugas de casa conheci muitos bons Capoeiristas como: o Mestre Coquinho que no ano de 2003 fiz o que as Federações existente em meu estado não fizeram, o Reconheci á Mestre. junto com ele foi reconhecido mais 03 Mestre que contribuirão pela construção da historia da capoeira do Maranhão como os Mestres D'Paula, Sebá e Pelé.
Ao Mestre coquinho devo o meu aprendizado também. Treinei com ele na extinta FEBEM localizada na Fonte do Bispo no Bairro da Madre Deus - Centro.


Participei no XV Jem’s de 1987, no governo de Cafeteira, através do Profº de Ed. Fisica da Escola São Lazaro, a qual eu estudava na epoca. Nesta Competição levei a 1ª colocação.

Após isso participei de Mostras de capoeira como: a 1ª Mostra de Capoeira do Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN no ano de 1988.

e de Campeonatos como o 1º Inter - Bairro realizado pela Associação de Capoeira Aruandê de Mestre Pirrita e Aruanda do Mestre Jorge Navalha em março de 1988

Logo após fiz parte do Grupo de Capoeira Quilombo dos Palmares do Centro de Cultura Negra que era composto por Evandro ( hoje Mestre do Grupo Mara Brasil ), Militar, Nijon, Manoel, Mizinho ( hoje Mestre Mizinho do grupo Arte Maranhão ), Careca, Wilson, Assis e outros, por falta de organização resolvi sair após 1 Ano. Depois fui morar em Belém - PA. estado onde tive contato com muitos Capoeiras Bambas, como: Macaco, Marrom que posteriormente criaria o Grupo ACANP.  Ao retornar a São luis , passei a treinar com o Mestre Roberto conhecido como: Mestre Jacaré que lecionava em uma academia de karatê, localizada na Rua 18 de novembro, no bairro da Camboa até o ano de 1990.
Em 1991, dei formação ao grupo Nagoas que era sediado provisoriamente na Associação de Moradores na rua da Brasília - Bairro da Liberdade, este grupo tinha em sua formação muitos bons capoeiristas, oriundo de outros grupo como: Careca, Juricabra, Abacate, Cudinho, Mata rato, Daniel, Wilson, Junior de Assis, Cabecinha ( hoje contra-mestre do Grupo Liberdade Negra ), e o Cacá (hoje contra-mestre do Grupo Ludovicense) entre outros.
Apesar de bons capoeiristas fazerem parte do grupo na época, isso me redeu uma má fama, por quer muitas das vezes nos envolvíamos em confusões só para ter o prazer de testar nossos golpes, mas essa atitude rendeu a muitos do grupo inclusive a mim a fama de desordeiro.

Mais tive que passar por tudo isso e me conscientizar que a educação que meus pais e alguns Mestre me passaram. não devia eu mancha-la por atos involuntários, apenas pela empolgação da arte e copiando o que costumava ver outros capoeiristas fazendo, muitas vezes acabava-mos com rodas de outros grupos só pra mostrar que eramos valentões.

Em 1994, deixei de compor o grupo Nagoas e no mesmo ano dei formação ao Grupo “K” de Capoeira com o objetivo de Resgate e Profissionalização da Capoeira em nosso estado. com isso criei o Projeto Capoeira na Escola, o Projeto Curumim, o Projeto Capoeira na Praça, com objetivo de educar e socializar Crianças e Jovens em situação de risco.
Também criei o Projeto Capoeira para Turista Ver, que tem a finalidade de ultrapassar barreiras Internacionais, fazendo apresentações em Hotéis, em período de visitação Turísticas com objetivo da valorização da Arte Capoeira praticada no Maranhão.

No Ano de 1998, me formei Contra-Mestre pela Associação de Apoio à Capoeira
Associação dirigida por Antonio Alberto Carvalho (Mestre Paturi), a partir daí passei a fazer viagens para ter contato com outros capoeiristas e nessas viagens resolvi conhecer Salvador no ano 2000, onde entrei em contato com bons Capoeiras e Mestres como: Neco, Boca Rica, Lua Hasta, Cebolinha, Nenel (filho de Bimba), Cafuné e muitos outros alunos de Bimba que compõem a Fundação Mestre Bimba. Também conhecei o Sr. Reinaldo Santana (O Mestre Bigodinho),que foi aluno do Mestre Waldemar da Paixão.


Através de conhecimentos me formei à Mestre com O Mestre Bigodinho.


Hoje em todos os lugares que passo, sinto-me na obrigação de divulga não só o meu trabalho mais também o nome do meu Mestre Bigodinho.


Em 07 de Setembro de 2006, Desfilei junto as Forças Armadas com o meu grupo ao governador José Reinaldo e Milhares de Pessoas.

já tinha feito isso em outros anos por escolas que trabalho. mais esse feito me fez sentir o que talvez Mestre Bimba talvez tenha sentido.

Sabendo ele que era só um Capoeirista mais tinha o conhecimento que poucos tinham e aproveitou para se tornar a Grande Estrela e Atração Unica daquele dia. pois foi assim que me senti e que todos fiquem sabedores e que reconheçam ou não foi através de Meu trabalho com a Capoeira nas Escolas e nos meios Militares que a Capoeira está tendo e uma boa aceitação em nosso Estado.

assim como Devemos ao grande Mestre Bimba por Façanhas como essa que nos estimula a cada dia.

No dia      de Abril de 2018. foi realizada uma Reunião a qual ficou decidido, que deveríamos, mudar o nome , Sistema de Graduação e Logo Marca do Grupo. Hoje a nossa Escola chama-se: CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.
     

Salve O MEU MESTRE  !! E que o senhor continue Iluminando o nosso Trabalho.



PROJETOS QUE JÁ PARTICIPEI E PARTICIPO:

PROJETO ÓRFÃO DE MIM - COM A 1ª PROMOTORIA DE INFÂNCIA.
PROJETO CAPOEIRA EM SENA - COM O SESC - MARANHÃO.
PROJETO ESCOLA DE VIDA - COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO.
PROJETO 2º TEMPO - SECRETARIA DOS ESPORTES DO ESTADO DO MARANHÃO E O MINISTÉRIO DOS ESPORTES.
PROJETO ESCOLA ABERTA - SECRETARIA DE ED. DO ESTADO E DO MUNICÍPIO.
PROJETO MAIS EDUCAÇÃO - SECRETARIA DE ED. DO MUNICÍPIO.


CONTATO: OI - 098 - 98862 2162  - Whatsap

E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br

FACEBOOK 01: https://www.facebook.com/carlos.adalberto.948

FACEBOOK 02:  https://www.facebook.com/mestremilitar

GOOGLE +  mestremilitar@hotmail.com



___________________________________________

PAULO - SÃO LUÍS - MA - PROFESSOR 3º ANO

Sempre admirei a capoeira, mas nunca tive contato.
Eu estudava em uma antiga escola que se localizava no bairro do Monte Castelo em São Luis do MA. Lá tive meu primeiro contato com a capoeira no inicio do ano de 2000 com o Grupo Abadá Capoeira, onde treinei apenas 1 ano.
Sempre treinava escondido logo após as aulas por proibição dos meus pais que por serem evangélicos achavam que a capeira envolvia "religiões", saí do Abada capoeira por motivos financeiros, eu não trabalhava no tempo, apenas estudava, e também por mudança de residencia. Alguns meses depois tive contato com um amigo que treinava com o Mestre Militar. E o mesmo convidou-me para assistir um batizado em 2001, que iria ocorrer em uma Escola chamada CEGEL, onde grupo desenvolvia trabalhos. Lá conheci pessoalmente Carlos Adalberto o Mestre Militar, fiquei impressionado com a sua Capoeira.
Me matriculei no Grupo que na época se Chamava GRUPO 'K' DE CAPOEIRA, e fui treinar com o Instrutor Mário em uma escola no mesmo bairro que eu morava. Treinei por 4 anos com ele, até que Mario, por motivos pessoais teve que mudar-se de estado.
No dia 30 de Maio de 2005, comecei a treinar juntamente com o Mestre Militar no Colégio Liceu Maranhense em São Luis MA.
Hoje continuo ao lado do Mestre treinando e dando suporte ao Centro Cultural e Esportivo Arte Ancestral Capoeira

CONTATO: (98) 9 8859-5629


___________________________________________



RIBAMAR (BAIANO) - ZÉ DOCA - MA - PROFESSOR 3º ANO





JOSE RIBAMAR RIBEIRO ROCHA,nascido em / /19 - Casado, Natural de Zé Doca - Ma
Comecei a treinar Capoeira em 1998 no Grupo Cativos, quando meu Profº saiu para montar seu trabalho eu o acompanhei, onde fiquei até 2004.
Depois fui morar em Belem do Pará e em 2005 á 2008, voltei a treinar em um grupo chamado Origem Brasileira.

Me desliguei do grupo por voltar morar em Zé Doca.

Em 2009 conheci o Mestre Militar em um evento na cidade de Pindaré - Ma, e por gostar do estilo e da pessoa do Mestre, convidei o mesmo para conhecer minha cidade e o trabalho que estava desenvolvendo e que gostaria de ser aluno dele.

e como tudo saiu como eu queria, hoje estou fazendo parte dessa Grande Família CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA, e agradeço tudo isso ao meu Mestre por ser uma pessoa compreensiva e que tem me ajudado muito em meu trabalho com a Capoeira na cidade de Zé Doca.

Tenho o orgulho de ser capoeira e dizer que ela é minha vida !!

CONTATO: (98) 9 8141-5325


                                        ___________________________________________



VICTOR (LAMPIÃO) - SÃO LUÍS - MA - PROFESSOR 1º ANO




MEU NOME É VICTOR EMANOEL MARTINS LIMA


TIVE O MEU PRIMEIRO CONTATO COM A CAPOEIRA AOS 18 ANOS EM 2001 NA ESCOLA CEGEL LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO LUIS-MA COM O MESTRE MILITAR, POIS CONHECI OS TRABALHOS DO GRUPO,  ATRAVÉS DO RENATO QUE HOJE É MESTRANDO  "CARANGUEJO".

HOJE EU SOU UM PROFESSOR,  PRETENDO FAZER UM GRANDE TRABALHO EM NOME DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA,  EM PROL DA NOSSA ARTE.

CONTATO: (98) 9 8510-9800


_______________________________


_______________________________


FRANCISCO (BRANCO) - ANAPURUS - MA - PROFESSOR 1º ANO




FRANCISCO DE ASSIS  SANTOS, 14/12/1988
Meu primeiro contato com a capoeira foi em 2004, na época eu tinha 15 anos de idade. Treinei por 8 meses com o finado Formiga que o mesmo era aluno do  Grupo K de Capoeira.  Fiquei sem treinar por 1 ano e em 2006 voltei a treinar diretamente com o Mestre Militar que assumiu o trabalho na minha cidade.  Depois de muitas batalhas para fortalecer a capoeira em minha região, enfrentei muitas coisas.  Teve tempos que ficou só Eu, Mijão e o Graveto, tentando manter viva a capoeira em Mata Roma e Anapurus. Depois de uma mudança no sistema de graduação do grupo o Mestre me deu depois de 01 ano,  corda de Adaptado em 2007, depois no ano seguinte fui a Graduado  2º Ano. E foi nessa graduação que formei um núcleo no meu povoado.  Depois tive que parar e voltei a treinar  com Mijão e Graveto em Mata Roma.
E se passaram - se 02 Anos sem dar aulas, ate que abri um núcleo no centro da cidade de Anapurus.  Em 2011 fui formado a Instrutor.  Hoje sou Professor 1º Ano no CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA
           Através da Capoeira foi escolhido para ser Conselho Tutelar da Minha Cidade e                  Atualmente estou  com trabalho em Anapurus e com varias Núcleos em Escolas                  Estaduais e Municipais. 

         CONTATO (98) 9 8518-7161




_________________________________________







CANIVETE   - COLÔMBIA - PROFESSOR 2º ANO





 Juan Arévalo Garcia -  Professor Canivete Comenzó a entrenar capoeira años 12 años de edad bajo la tutoría de professor piao donde entrene al lado de el 4 años Capoeira de rua .
Después por motivo de cambio de residencia de mi familia el me contacta con professor samurái del grupo muzenza donde entrene 7 años ,por cambio de residencia de professor samurái.
Entro a ser parte del grupo libertacao capoeira bajo el mando de Mestre russao ,casi 8 años .
Con el tiempo los líderes del grupo no se entendieron y el grupo acaba su filial en Colombia .
Me contacto con Mestre militar gracias a mi amigo y hermano macarrao quién me presenta con el maestro militar el cual me da la oportunidad de pertenecer a su grupo llamado para la época grupo k.
Donde alcanzó el grado de professor y se logra realizar múltiples eventos en Colombia con la presencia de nuestro Mestre militar .por mal entendidos con los demás professores formados en Colombia .me retiro del núcleo y paso a viajar a  Brasilia DF y entreno al lado de Mestre Pablo del grupo gingado capoeira. Regreso a Colombia y viajo a otra ciudad en el departamento del Tolima  donde formó el grupo avf capoeira .
Pero con el paso del tiempo siento que el grupo formado es falto de un Mestre para dirigir nuestros caminos y beber agua de la fuente .
Después de cinco años fuera de mi ciudad natal .
Desido regresar y buscar de nuevo  Ami ,maestro amigo y mentor .Mestre militar el cual me recibe de nuevo en su núcleo .
Con todos mis alumnos formando así una nueva caminada con el CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA .

CONTATO:  (57) 320 2004508

TRADUÇÃO:

Juan Arévalo Garcia - Professor Canivete Começou a treinar capoeira aos 12 anos sob orientação do professor Pião onde treinou ao lado da Capoeira de rua de 4 anos.

Posteriormente, devido à mudança de residência de minha família, ele me contatou com um professor samurai do grupo muzenza onde treinou por 7 anos, para uma mudança de residência de professor samurai.

Passei a fazer parte do grupo de capoeira da Libertação sob o comando do Mestre Russao, há quase 8 anos.

Com o tempo, os líderes do grupo não se entendiam e o grupo encerrou sua filial na Colômbia.

Entrei em contato com o Mestre Militar graças ao meu amigo e irmão Macarrão que me apresentou ao Mestre e que me deu a oportunidade de pertencer ao seu grupo chamado anteriormente de GRUPO "K" DE CAPOEIRA

Onde ele alcançou o grau de professor e vários eventos foram realizados na Colômbia com a presença do nosso Mestre Militar. Eu me afastei por um tempo do núcleo devido viagens e em Brasília DF treinei ao lado Mestre Pablo do Grupo Gingado Capoeira. Retornei à Colômbia e viajou para outra cidade do departamento de Tolima onde formei o grupo Ave Fenix de Capoeira.

Mas com o passar do tempo sinti que faltava ao grupo formado um Mestre para direcionar nossos caminhos e beber a água da fonte.

Depois de cinco anos longe da minha cidade natal,

 voltei a procurar novamente Ami, amiga professora e mentora e Mestre Militar que me recebeu de volta ao seu grupo.

Com todos os meus alunos formando assim uma nova jornada com o agora CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.






___________________________________________


FRANCISCO (CAMALEÃO) - MATA ROMA - MA - INSTRUTOR 2º ANO



Francisco da Silva Cardoso 

 Eu nasci no dia 20/02/1991 no município de Anapurus -Ma .No ano de 2003 na cidade de Mata Roma-Ma onde me criei e  resíduo,o trabalho com a capoeira ja era desenvolvido no clube de festividade o (Mangueirão) , na época pelo finado Toinho (Formiga), as vezes saía de casa escondido com amigos pra ir olhar os treinos e rodas ,Em 2004 com 13 anos de idade fui morar com meus pais em São Luis -Ma na rua 12 do bairro Cidade Olímpica ,alguns meses depois a convite de um amigo fui participar de um treino na escola UEB .Cidade Olímpica ,vulgo (Azulão)         onde  conheci e trenei no grupo (Mará Brasil) do Mestre Evandro sobre responsabilidade do seu aluno Silvio ,treinei as escondidas por um breve período ,meus pais descobriram e me proibiram por serem evangélicos e associarem a capoeira a religiosidade mais só aumentava meu entusiasmo em praticar capoeira , retornei a Mata Roma no ano de 2006  , logo procurei informações de onde estava sendo realizado os trabalhos com a capoeira, foi onde passei a conhecer  Welligton Vieira dos Santos o (prof. Graveto) e alguns camaradas que também foram fundamentais no meu caminho Leonardo (mijão),Francisco de Assis (Branco),Itamar Martins (Mutante), o prof. Graveto  treinava seus alunos  no Redenção Social Clube , em algumas rodas eu era muito afoito e acabava levando a pior e por ficar pálido algumas vezes devido os golpes agressivos que recebia passei a ser conhecido no cotidiano da capoeira como (Camaleão) ,que  mesmo as escondidas comecei a me dedicar mais aos treinos ,voltei a morar com meus pais no ano seguinte em 2007. Sendo obrigado a parar com os treinos ,mas não perdia a vontade de estar em meio a capoeira,em 2009 meus pais resolvem voltar a morar em Mata Roma -Ma ano que retornei pra capoeira e passei a integrar o Grupo "K"  capoeira ja na supervisão do Mestre Militar alguns meses depois tive meu primeiro contato com o sr.Carlos Adalberto Almeida Costa o (Mestre militar) . Foi quando me firmei a capoeira, em 2012 prof. Graveto sai de nossa cidade pra morar em Sao luis ,foi quando passei a liderar o trabalho com a  capoeira  na cidade ,realizando o 1° circuito de capoeira do baixo parnaíba em 2013,  o 2° em 2015, e o 3° em 2017  juntamente com o prof. Branco , deste  então resistimos e lutamos bravamente pra manter viva a capoeira em nossas cidades . Atualmente ,após algumas mudanças internas integramos o grupo Arte Ancestral Capoeira sendo supervisionados pelo Mestre Militar pessoa que muito o admiro  pelo seu empenho ,ensino, e trajeto em pró da arte capoeira ,tenho -o como um exemplo inspirador de motivação pra buscar ,transmitir e levar com seriedade e acima de tudo com profissionalismo  através de seus ensinamentos.
CONTATO: (98) 9 98456-0868


                                       ___________________________________________


 IVAN -  SANTA LUZIA - MA INSTRUTOR 2º ANO





ALDIVAN PINHEIRO MORENO .
SOU NASCIDO EM ZÉ DOCA DO MARANHÃO, INICIEI A CAPOEIRA EM 1993, NO GRUPO RAÍZES DA AFRICA E QUANDO FIZ RESIDENCIA NO MATO GROSO PASSEI A TREINAR NO GRUPO ACAULF - COM O MONITOR FERNANDES. EM 2003 VOLTEI PARA SANTA LUZIA DO MARANHÃO, ONDE ENCONTREI UM GRANDE TRABALHO SENDO DESENVOLVIDO PELO MESTRE MILITAR E RESOLVI ME FILIAR NO ANO DE 2004.
HOJE SOU MONITOR E TENHO SOMADO PARA O CRESCIMENTO DESTE TRABALHO EM MINHA CIDADE. JUNTO AO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA QUE TEM ME DADO TODO APOIO.
EU SÓ TENHO AGRADECER AO MEU MESTRE MILITAR POR TUDO, AXÊ MEU MESTRE !!

CONTATO: (98) 9 8191-2235




_______________________________





PEDRO (SPLINTER) - SANTA LUZIA - MA - INSTRUTOR 2º ANO





Eu Pedro Conceição, nascido em Santa Luzia – Ma em 22 / 08 / 1990. Comecei a treinar capoeira aos 16 anos de idade no sindicato dos trabalhadores da educação ( SINTRAED ). No Bairro do Guarim,  com o Graduado Adalto e o Estagiario Ivan que pra mim é o meu professor. Na escola Prof. Luis Jardim no Bairro Mutirão.  Muitas das vezes para ir ao treino eu tinha que falar meu Serviço e por causa disso pessoas por desconhecer o valor que a Capoeira tem em minha vida, ate me chamavam de vagabundo.  Participei de vario eventos na cidade e em cidades vizinhas. Hoje sou um Estagiário no  CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA.  Realizo vários trabalhos na minha cidade em bairros carente e projetos Sociais do Governo.  Sempre ensinando aos meus alunos o verdadeiro fundamento da Capoeira.  Agradeço a meu Mestre Militar, Estagiário Ivan e ao Graduado Adalto, que sempre me deram forças e apoio para eu chegar onde cheguei. Um Axé !!!  

CONTATO :..............

                                                      _______________________________



                       LUCIVAL (FANTASMA) - SÃO LUÍS - MA - GRADUADO 2º. ANO





__________________________________________



VAGNER (MISTÉRIO) - ANAPURUS -MA - GRADUADO 1º. ANO





WAGNER LÚCIO MARTINS MONTELES JUNIOR
Meu primeiro contato com o esporte de capoeira foi aos 13 anos em 2002 em Anapurus-MA, mas durou menos de um ano. Esse esporte demorou vários anos para se manifestar dentro da cidade.
Em 2011, depois de 9 anos sem ter capoeira em Anapurus, eu e um amigo meu, conhecido como Farinha que mora em Anapurus encontramos um Graduado  do Grupo K de Capoeira, conhecido hoje como Prof. Branco.
Tivemos muitos altos e baixos. O núcleo enfraqueceu alguns meses, porem nunca tendo um fim. Em 2012 ganhou mais força com o Mestre Militar nos visitando pela primeira vez  e assumindo o trabalho na cidade de Anapurus.  O grupo fortaleceu –se e com isso ate sonhávamos com algo maior. que Realizar um batizado dentro da cidade, pois seria algo inédito. No dia 07 de Julho de 2013, depois de varias dificuldades, conseguimos realizar o tão sonhado BATIZADO.
Foi um dos melhores dias da minha vida e para os meus amigos que passaram comigo por essa experiência inédita.
Recebendo de meu Mestre “Mestre Militar” a corda de GRADUADO- PRIMEIRO ANO.
E hoje ao lado do meu Professor Branco e sempre com o apoio do nosso Mestre Militar, procuramos o crescimento do CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA, com o núcleos dentro da cidade de Anapurus.
E mais que tudo, só temos a agradecer a Deus por ter nos ajudado em todos os momentos que precisamos por sua graça os nossos sonhos vem sendo realizados.


CONTATO: (98) 9 8413- 4757



ESTAGIÁRIO FAÍSCA - COLÔMBIA


Mi primer contacto con la capoeira fue hace 5 años .cuando un día al acercarnos con unos amigos ala casa de la cultura de Lérida Tolima . Pude ver al professor canivete Hoy día mi actual mentor y guía en este camino . Mostrando el gran poder marcial de este arte tan maravilloso desde ese día hablé con el profesor y comienzo mi entrenamiento en el arte .por motivos de mi professor cambiar de residencia .y ya alcanzando mi cuerda verde en el grupo ave fénix fundado por mi professor . Sigo sus enseñanzas . Después de un tiempo professor canivete me llama y me comenta que toma regresar la desicion de regresar. De nuevo al lado del Mestre militar el cual formó Ami professor . Lo cual para mí fue una honra ser convocado puesto que nuestro professor nos hablaba mucho del gran maestro militar Hoy día moro en la ciudad de Ibagué .donde tengo la honra y el honor de dirigir la academia y núcleo de arte ancestral capoeira.bajo la tutoría de mi professor y la dirección de nuestro Maestro militar de Sao Luis do maranhao .actualmente sustento la corda naranja (estagiarios).

TRADUÇÃO:
Meu primeiro contato com a capoeira foi há 5 anos, quando um dia me aproximei da casa de cultura de Lérida Tolima com alguns amigos. Pude ver o professor canivete Hoje meu atual mentor e guia neste caminho. Mostrando o grande poder marcial dessa arte maravilhosa, a partir daquele dia conversei com o professor e comecei meu treinamento na arte. Por motivos do meu professor mudar de residência e já alcançar minha corda verde no grupo ave fênix fundado pelo meu professor . Eu sigo seus ensinamentos. Depois de um tempo, o professor canivete me liga e me diz que demora pra voltar a decisão voltar. Novamente ao lado do Mestre Militar que formou o professor Ami. O que para mim foi uma honra ser convocado, já que nosso professor nos falou muito sobre o grande Mestre Militar Hoje sou mouro na cidade de Ibagué, onde tenho a honra e honra de dirigir a academia e núcleo de arte ancestral da capoeira, sob a orientação do meu professor e a direção do nosso Mestre Militar de São Luís do Maranhão. Atualmente apoio o corda, laranja (estagiários).



FABIAN REYES RUIZ - (TIMBA) - GRADUADO 3° ANO - COLÔMBIA



Fabian reyes ruiz - graduado timba tercer año comenzó a entrenar capoeira a los 13 años de edad bajo la tutoria de professor aguila en donde entrene al lado de el 5 años en el grupo filos damanginga después de un tiempo comencé a entrenar con un grupo llamado capoeira aprendis y entrenando con professor samurai y professor aguila en eso entonces duré en el grupo 2 años después comencé a entrenar con otro grupo llamado yogo de dentro un grupo de Angola y entrenando con professora Debora durante 1 año de experiencia. Empecé a entrenar con el grupo Muzenza con professor samurai,professor aguila y professor canivete durante 6 año, también tuve la experiencia de entrenar con el grupo libertacao professor gigante y professor canivete durante 2 años y por motivos de trabajo me retiré de hay empecé a entrenar con el grupo A capoeira con professor canive hay duré 2 años luego empecé con un grupo llamado quilombo con professor canivete hay duré 1 año completo que ría tener conocimiento de los estilos de los grupos. No obstante con professora canivete conocimos a grupo k de capoeira con mestre militar y luego cambió a arte ancestral capoeira y que portamos el aval del grupo con mucho orgullo esta es mi historia asta la fecha de hoy 21 años de capoeira y conocimiento. att: GRADUADO TIMBA TERCER AÑO

TRADUÇÃO:
Fabian reyes ruiz - Começou a treinar capoeira aos 13 anos sob a orientação do professor Aguila onde treinei junto com ele 5 anos no grupo de Filosofias da Manginga, depois de um tempo comecei a treinar com um grupo chamado Capoeira Você aprende e Treina com Professor Samurai e professor Águila, então permaneci no grupo 2 anos depois comecei a treinar com outro grupo chamado yogo de dentro de um grupo de Angola e treinar com a Professora Débora durante 1 ano. Comecei a treinar com o grupo Muzenza com o professor samurai, professor aguila e professor canivete por 6 anos, também tive a experiência de treinar com o grupo Libertacao do professor Gigante e professor Canivete por 2 anos e por motivos de trabalho me aposentei de lá comecei a treinar Com o grupo K de capoeira com professor canivete lá durou 2 anos aí comecei com um grupo chamado quilombo com professor canivete. lá durou 1 ano inteiro que adiquiri conhecimentos dos estilos dos grupos. Porém com o professor Canivete conhecemos o grupo k de capoeira com um Mestre Militar e aí mudou para arte ancestral capoeira e que carregamos o aval do grupo com muito orgulho esta é a minha história até hoje 21 anos de capoeira e conhecimento. att: GRADUADO 3° ANO - TIMBA
















__________________________________________






O HINO DO CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO ARTE ANCESTRAL CAPOEIRA






RITMO: SÃO BENTO GRANDE


MUSICA: VENHA VER
AUTOR: MESTRE MILITAR E EX ALUNO ESTAGIÁRIO: JOANILSON


I

MEU CAMARADA CORRA.. VENHA VER

  ARTE ANCESTRAL VEIO SE APRESENTAR..

QUEM NUNCA VIU O MEU MESTRE CANTANDO, ELE JOGANDO.. VAI SE ADMIRAR..


(CORO )

II


OLHA !! ESSE GRUPO É ORDEM E PROGRESSO....

JÁ FAZ SUCESSO EM QUAL QUER LUGAR

A NOSSA HISTORIA, QUE NOS FAZ GIGANTES

SAMOS REPRESENTANTES DA ARTE POPULAR... VEM VER !!!


(CORO)

III


ATÊ MESMO AS NOSSAS CRIANÇAS.....

SABEM O QUE QUEREM QUANDO ELAS CRESCEREM

MUITOS SONHAM EM SER DOUTOR, ADVOGADO

MAIS SEM CAPOEIRA NÃO SABEM VIVER... VENHA VER !!


(CORO)


IV


ATÉ MESMO QUEM NÃO É CAPOEIRA.....

NÃO PODE OUVIR O SOM DO BERIMBAU

SE QUER FAZER PARTE DA NOSSA  HISTORIA,

VENHA SEM DEMORA NÃO FIQUE A ESPERAR !!


( CORO )


AUTORES: MESTRE MILITAR E MESTRANDO JOANILSON


CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 0(98) 98862 – 2162  OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber sobre a relação de cordas do Grupo K e suas respectivas graduações.

    ResponderExcluir
  2. muito legal parabéns pelo trabalho e pelo blog, mostrando ai um pouco dos trabalhos desenvolvidos valeu abração a todos, abraço Aldivan e tarcisio sucesso na vida. JOSÉ ANTONIO. PRIMAVERA DO LESTE MATO GROSSO.

    ResponderExcluir
  3. A palavra KRIEGSSPIEL é de origem alemã e não africana. Aliás, Africa é um continente com centenas de línguas e não um país. Abraços

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO, AGRADEÇO POR SUA OPINIÃO E SUJESTÃO PARA MELHORIA DA COSTUÇÃO DE NOSSA HISTORIA.