MAIS NÃO PODEMOS FALAR DE GOLPES SEM ANTES, FALAR-MOS DA GINGA.

A GINGA: È o movimento básico da capoeira, que o Capoeirista faz de um lado para o outro, pra frente, pra trás, com objetivo de fragilizar a guarda do oponente. È um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dança. Atraves da ginga na Capoeira, é que são aplicados muitos golpes como: os chutes em rotação, rasteiras, golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, saltos, mortais, movimentos acrobáticos e de grande elasticidade e movimentos próximos ao solo.
A GINGA - Foi introduzidas na capoeira como forma enganar os senhores e feitores , para que acreditassem que os escravos estavam apenas dançando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Hoje continuamos fazendo isso,não pra enganar os senhores e feitores, mais para dá continuação á Tradição Ritualistica da criação da nossa Capoeira.
GOLPES TRAUMATIZANTES:
Bênção
Chapa de frente
Martelo
Martelo Cruzado
Queixada
Meia-lua de frente
Armada
Meia-lua solta
Meia-lua de compasso
Rabo de arraia
Chapa Giratória
Parafuso
Gancho ou Calcanheira
Martelo rodado
Chapa rodada ou giratoria
Ponteira
Cutilada
Galopante
Joelhada
Cabeçada
Chapéu de couro
Vôo de morcego
Godeme
Esporão
Martelo de chão
Chapa de costas
Carinho de Mão
Chibata
Quebra Queixo
Asfixiante
Parafuso
GOLPES DESEQUILIBRANTES:
Vingativa Normal
Vingativa Especial
Banda de costas
Arrastão
Boca de calça
Rasteira de Frente
Rasteira de Costa
Rasteira de Mão
Banda de Frente
Tesoura de costas
Tesoura de Frente
Tesoura em uma perna
Banda trançada
Crucifixo
Baianada
Rasteira de mão
Desabanada
DEFESAS OU ESQUIVAS:
Ginga
Troca de Ginga
Aú
Aú com Rolê
Cocorinha
Negativa da Angola
Negativa da Regional
Negativa com Rolé
Troca de Negativa
Resistência
Esquiva Alta Frente e Costa
Esquiva Baixa Frente e Costa
Media Alta Avançando
Media Alta Recuando
Esquiva da Cadeira
Rolê Alto
Rolê Baixo
Na Capoeira como em todas as Artes Marcias todos estes e mais alguns que por ventura não estão relacionados aqui, por se tratar de uma infinidade de golpes usados na capoeira. e que podem ser e são mortais, quando ele é aplicado mal intensionado em pontos vitais ou mais sensíveis do corpo, como as têmporas, a nuca, o mediano da coluna vertebral, o estômago, os pulmões, o fígado e outros pontos do abdomem ou da cabeça.
Se mal aplicados, estes golpes ou qualquer outro golpe de uso da capoeira poderá ser mortal ou deixar inválido o capoeirista desatento ou o desafeto.
Exemplo de um golpe mortal é a PONTEIRA, que se for aplicada com maldade e força na altura do estômago, causa uma hemorragia imediata, sem muito o que se fazer para socorrer a vítima.
Outros golpes que podem ser fatal é o MARTELO, A ARMADA, A QUEIXADA, A MEIA LUA DE COMPASSO. Quando acontece um ataque destes, pouco há de se fazer. Geralmente a vítima morre no meio da roda ou até mesmo pode ser atirada para fora da roda.
O proprio Mestre Bimba, quando criou a Capoeira Regional de 50 golpes bem aplicados que ele ensinava, 22 eram mortais.
CONTATO PARA FILIAÇÕES, CURSOS E PALESTRAS: 098 - 98862 - 2162 OU PELO E-MAIL: mestremilitar@hotmail.com / mestremilitarmaranhao@yahoo.com.br / https://www.facebook.com/mestremilitar
a vida é um jogo, e cada jogo é uma lição, e cada lição é uma acção, axe para todos ai, fui
ResponderExcluir